terça-feira, 23 de novembro de 2010

Héteroafetividade e seus jogos de sedução













Dois mundos diferentes do que pensávamos...


            
              Hoje, na aula de “Psicologia da Adolescência”, debatemos sobre os artifícios sexuais utilizados pelos adolescentes. Vale salientar que o assunto foi moldado numa visão psicanalítica – o que não é muito do meu gosto, mas enfim...
                As meninas, geralmente, se preocupam com a maneira de olhar para os meninos, enquanto estes se preocupam com a maneira de falar – pretendem ter uma voz “aveludada”, como diz Laila – e usam deste artifício para “ganhar as meninas”. O fato é que, eu - como menino – discordo PLENAMENTE desta visão.
                Primeiramente, para a sedução, as meninas utilizam as pernas. Preste atenção quando uma mulher senta. No sentar elas exprimem todas as “mazelas” e todos seus desejos mais íntimos. Sempre acompanhadas de um belo sapato – ou não, né!? ainda existem aqueles que nunca combinam com a roupa a ser usada, e dessa forma, nem chamam a atenção das outras mulheres (que se preocupam tanto com o que as outras vestem) – exibem as panturrilhas, os joelhos e as coxas – quando não se empolgam e mostram outras partes...
                Por último, a voz dos meninos não é tão importante no jogo de sedução. Penso que como artifício utilizado, a barba seria de maior pesar. a) todo garoto, quando pequeno, não ver a hora de ter barba – e há quem, mesmo com 34 anos ainda sonha com este momento; b) tendo barba, o garoto se mostra mais “avançado” que os outros do seu grupo; c) símbolo de masculinidade, a barba demonstra poder – o mesmo que um “pênis” (chamado de falo na Psicanálise).
                Mas a pergunta é: Por que os homens tiram a barba?
                Seguem as hipóteses que você, mulher, pensará: 1) higiene; 2) por que ela fura a mulher; 3) por conta do trabalho que não deixa; 4) porque ele descarrega a raiva do sexo oposto – ou do mesmo sexo; 5) ou porque fica “feio” e parece com um terrorista;
                E, eu respondo: é porque os homens olham para o espelho, se deparam com mais um falo, acham que as mulheres sentirão menosprezadas e que o vêem “superiores” a elas – o que é uma verdadeira mentira. Daí, pegam o barbeador e fazem uma auto-castração: retiram aquilo que é almejado desde sua infância.
                Não sei se isto que digo é Psicanálise, e nem procuro fazê-la. O fato é que, existem coisas que nos fazem pensar por outro lado, de forma que não ficamos presos a ideias que alguns teóricos impregnam em nossa sociedade e que passam despercebidas aos nossos olhos – e aos nossos sentimentos. 

4 comentários:

  1. É bem complexo na verdade, o bom é que temos a oportunidade de levar em consideração (ao menos fora da sala de aula) nossos pensamentos né. Podemos refletir sobre o que foi disso, e aí cabe a nós concordarmos ou não.
    Eu gostei, me fz pensar, mas discordo também com o ponto que foi apresentado... Enfim... rs

    xero
    ;*

    ResponderExcluir
  2. esse jogo de sedução ta errado, eu mesmo n ultilizo minhas pernas. =P
    sempre devemos discordar, criticar, inovar nossos pontos de vistas. concordar com tudo é n ter senso critico
    =*

    ResponderExcluir
  3. Deixei um selo pra vc no meu blog.
    (só posta se quiser, =*)

    ResponderExcluir